Gostaria de começar explicando o que é fazer psicoterapia. Presencial ou Online, o processo de psicoterapia é um espaço onde paciente/cliente e profissional se debruçam sobre sua história repleta de experiências que podem ter lhe trazido dores, sofrimentos, traumas e questões de relacionamento, consigo, com os outros e com o mundo.

Com o intuito de descobrir como você pode lidar com tudo isso de forma mais leve, a partir de um viver mais tranquilo. Psicoterapia é um recurso importantíssimo que contribui para a melhora de sua saúde mental, pois te ajuda a olhar com carinho para suas habilidades, qualidades e conquistas, ao mesmo tempo que te permite olhar também para os momentos difíceis de sua vida, seus erros e suas fraquezas.

Existem várias abordagens da Psicologia, que são formas de olhar para o homem e o mundo, e em alguma delas você poderá se encaixar.

Recentemente você deve ter ouvido bastante falar sobre um novo modelo de psicoterapia a online, e isso está gerando uma série de perguntas, que buscarei responder aqui de forma que fique mais claro o entendimento sobre esse novo recurso que está crescendo no mercado de cuidado da saúde mental.


Essa atualização traz mudanças como a liberação para realização de consultas ou atendimentos psicológicos por meio de diferentes ferramentas de tecnologia, com cuidado do profissional para que o atendimento seja realizado com base no código de ética de nossa profissão, garantindo segurança da informação e sigilo.

Outra novidade nessa resolução foi o fato de não ser mais restrito o número de sessões realizadas pelos meios tecnológicos. A resolução nova prevê também a possibilidade de realização de testes psicológicos reconhecidos pelo SATEPSI e processos de Seleção de Pessoal.

É importante lembrar que apenas profissionais previamente cadastrados e autorizados pelo CRP podem realizar este tipo de atendimento online, portanto, se estiver procurando um profissional para atendê-los procure verificar se este tem permissão para tal atuação.

No caso de atendimento de crianças e adolescentes, é necessária a autorização do responsável com um documento de consentimento expresso, assim como uma avaliação prévia para verificar a viabilidade desse processo terapêutico online para cada caso. Vale salientar que nos casos de atendimento de pessoas em situação de urgência ou emergência, como pessoas em situação de violação de direitos ou violência e crises, e grupos em situação de emergência ou desastres, os atendimentos online são inadequados; sendo então os atendimentos presenciais por profissionais da área.

Psicoterapia Online tem o ponto positivo de você não precisar se deslocar até o consultório do profissional, o que já ajuda quem tem rotina apertada ou até aqueles que viajam muito a trabalho.

Outra vantagem é a flexibilidade dos horários, que podem ser também uma das dificuldades de pessoas com rotinas corridas e não conseguem um horário nos consultórios de maneira presencial.

O paciente/cliente deve apenas possuir um dispositivo para realizar chamadas de vídeo e garantir que o local onde irá realizar a sua consulta seja privado, para evitar que ninguém fique ouvindo o que se está falando na sessão (existem outros meios de terapia online, como por mensagens, e-mail, etc., mas aqui vou falar mais sobre as chamadas de vídeo por serem as mais utilizadas pelos profissionais).

Por conta dessa facilidade do atendimento online, os profissionais também podem cobrar valores mais acessíveis nas sessões, uma vez que muitos deles não terão os mesmos custos dos atendimentos presenciais, como a locação da sala por exemplo.

Algo que percebo bastante no consultório (online e presencial) é que algumas pessoas têm receio de procurar um profissional sem antes conhecê-lo, e a vantagem de termos um perfil nessas plataformas de atendimento online – como a Psicologia Viva – é a possibilidade que ela oferece para você visualizar um pouco quem é o profissional, suas especialidades, os valores de seus atendimentos, etc.